Tantra e libertação



Na última terça-feira o programa Upgrade tratou de um tema que há algum tempo queria incluir na pauta: o Tantra. Para conversar sobre o assunto, convidei os massagistas tântricos Raje Vidya e Mahaprabhu, do Centro Metamorfose, que tem diversas unidades espalhadas pelo Brasil e trata o tantrismo com seriedade e dedicação.
Surgido há cinco mil anos, o Tantra é uma filosofia de natureza comportamental. Suas principais características são o matriarcalismo, o sensorialismo, o naturalismo e a desrepressão. Nas sociedades primitivas, a mulher, por ser capaz de gerar vidas, era elevada ao status divino, o que origina o caráter matriarcal do Tantra. Todas as outras qualidades da prática também estão ligadas à maternidade: o sensorialismo e o naturalismo representam o alimento que a mãe dá ao filho, através do seio; a desrepressão tem a ver com o fato de a mãe ser, normalmente, mais carinhosa e liberal que o pai, que tem um perfil mais agressivo. 

A base religiosa tântrica é o culto à união de dois deuses: Shiva, que pertence à tríade divina que compõe a energia universal e é conhecido como o transformador, ou o destruidor; e Parvati, sua esposa, considerada a derradeira shákti - encarnação derradeira do poder feminino.


A palavra Tantra está ligada a duas raízes acústicas: ″tan″, que significa expansão; e ″tra″, que quer dizer libertação. Esse nome traduz bem o tabu que envolve essa filosofia, muito reprimida na Índia hinduísta durante a idade média. Os praticantes viviam um momento de autodescoberta, porém, em razão do preconceito existente, precisavam manter essa transformação em segredo.

Os anos se passaram, mas o temor e a vergonha continuam intimidando algumas pessoas que desejam viver uma experiência tântrica. Durante a entrevista, o convidado Mahaprabhu destacou que, na Bahia, as mulheres ainda são resistentes ao Tantra: algumas precisam de uma atenção especial para se libertar e viver o momento como se deve. Ele citou como exemplo o caso de uma mulher que visitou o centro e, durante a massagem, começou a rir e se envergonhou disso. Mahaprabhu, então, incentivou-a a ceder aos sentimentos: se quer rir, você pode! Ao aceitar a reação do corpo, logo o riso deu lugar ao prazer e à elevação através da experiência. Raje, por sua vez, afirmou que os homens do sul são mais conservadores que os baianos. Um dos homens atendidos por ela, um senhor de 87 anos, vai contra os arcaísmos: recebe a massagem sempre que a profissional está em São Paulo, e ganha muito espiritualmente ao fazê-lo.

Muito do medo que envolve o Tantra reflete a nossa criação: não fomos educados para descobrir o nosso corpo com naturalidade. Especialmente as mulheres, que ainda vivem sob o jugo do machismo. No século passado, muitas moças infelizes foram atendidas por psicólogos e receberam o diagnóstico de histeria – a ″doença″ seria causada por um suposto fluxo errôneo de sangue, do útero para o cérebro, sendo portanto incidente no sexo feminino. Entre seus sintomas, estavam ansiedade, pânico e até limitações físicas como surdez, paralisia e cegueira. Sabe qual foi um dos tratamentos mais eficazes para tratar a histeria? A massagem clitoriana, feita em consultório. Os vibradores eróticos nasceram das tentativas médicas para solucionar o distúrbio. Como uma situação extrema pode ser curada através do toque? Na realidade, esses médicos estavam aplicando técnicas tântricas – e o livramento dos sintomas está relacionado à desrepressão, um dos princípios da filosofia hindu. Com esse tratamento, as mulheres ditas histéricas viveram um momento de libertação física e, consequentemente, espiritual e mental.

É importante lembrar que o prazer físico é um meio para elevar a Kundhalini, nossa energia vital, de natureza neurológica, concentrada na base da coluna. Os toques do Tantra são realizados com esse objetivo: não há a simples intenção masturbatória. Raje Vidya fez questão de explicar, em nossa entrevista, que as suas ações (que atendem ao método Deva Nishok) são realizadas com luvas e em pontos que teoricamente não são erógenos: pés, braços, costas. Porém, com a massagem, o praticante irá descobrir um tipo de orgasmo profundo e real – nos homens, inclusive, acontece um fenômeno chamado ″orgasmo seco″, que é quando o prazer máximo não envolve a ejaculação. Com o Tantra, descobrimos que o corpo inteiro é uma grande zona de sensações positivas e estimulá-las é uma forma de entrarmos em contato com o nosso verdadeiro eu. As vantagens envolvem todas as esferas de nossa vida: quando se está satisfeito e feliz, tudo flui melhor.
Se você leu este texto e se interessou por conhecer o Tantra, meu conselho é: não se intimide. Já somos levados a criar tantos limites em nossa mente, não permita que esses medos impeçam o seu progresso interior! Aproveite o dom natural que você tem, o seu corpo, use-o para chegar a um estado de prazer transcendental. Você pode e merece!

Se quiser conhecer os nossos convidados do Upgrade, Raje Vidya e Mahaprabhu, acesse o site do Centro Metamorfose e consulte as agendas dos dois: eles viajam bastante, mas sempre retornam a Salvador. Marque uma consulta inicial, viva a sua própria experiência. E, se quiser, conte pra mim aqui nos comentários. :)

Namastê!

0 comentários:

Postar um comentário