Entrevista: Anna Valéria Colares dá dicas de viagem e apresenta roteiro para a Croácia





Este mês recebi no meu programa na Rádio Transamérica, o Upgrade com Olivia Libório, uma convidada especialíssima: Anna Valéria Colares. A jornalista, que vive fazendo reportagens especiais para a TV Bahia nos mais variados cantos do nosso Estado, também é uma viajante por paixão, pois adora descobrir  novos lugares, cores, sabores e povos. E é claro que eu não ia perder a chance de bater um papo com ela e dividir aqui com vocês essas dicas incríveis!

Vem ler:


Olivia Libório - Você é uma viajante de carteirinha. Conta para a gente: por onde seu passaporte já circulou? 

Anna Valéria - Meu passaporte já rodou toda a Europa convencional, como Inglaterra, França, Portugal, Espanha, Italia, Grecia, Alemanha, e também a Europa Oriental, República Tcheca, Hungria, Bosnia, Croácia e Turquia. Na América do Norte, visitei Estados Unidos, Jamaica, Mexico e Nassau, já na América do Sul Chile, Peru e Argentina. Já rodei bastante e voltei a alguns lugares várias vezes.



OL - Recentemente você foi para a Croácia, um país que é conhecido por sua beleza natural, principalmente as praias, e por suas cidades medievais. O que viu de mais interessante por lá?
AV - A Croácia é fantástica. Eu sabia que ia encontrar um país com uma beleza natural parecida com a Grecia. Belas praias no Mar Adriático e água azul e cristalina. O que me surpreendeu foi encontrar um país onde tudo funciona bem, o turismo é respeitado, profissional. Acima de tudo, uma gente hospitaleira, alegre. Em nada lembra o país em guerra há apenas 20 anos. Adorei a comida, com muitos frutos do mar. E as cidades... Ai, como são lindas! Cidades encasteladas entre muralhas, cidades preservadas com primor. Zagreb, a capital, é linda e mistura o antigo com o moderno. Plitsvice, uma reserva florestal com centenas de cachoeiras, também é belíssima. A Ilha de Hvar, um balneário de luxo, encantador. Mas, sem dúvida, Dubrovnik, conhecida como a "Jóia  do Adriático" é um tesouro!



OL - Qual o tempo de viagem ideal para conhecer o melhor do país?
Depende da forma. Eu viajei de carro. Alugamos em Rijeka, atravessamos o país e devolvemos em Dubrovnik, na outra ponta. Acredito que dez dias são de bom tamanho para conhecer bem, de carro.
Meu roteiro passou ainda por Veneza, na Itália, e Verona, cidade magnífica! Na Croácia entrei por Rijeka. Segui pra Zagreb, Plitsvice, Split, Hvar,Dubrovnik. Pelo caminho vale dar uma paradinha em várias cidades, pra uma voltinha e umas fotos!

OL - É uma viagem cara? Com quanto, em média, dá para fazer um roteiro bacana?
A parte terrestre com hoteis de 4 e 5 estrelas, mais carro, ferryes, entradas nos parques, alimentação, acho que 3 mil Euros dão com folga. Pra quem gosta de ficar em albergues o preço pode cair bastante. Tem pra todos os paladares e bolsos. A Croácia não é cara. O caro é a passagem. Minha dica é chegar por Roma. A Cidade Eterna é sempre um bom começo pra qualquer viagem!


OL - Em relação à língua e ao povo croata, o que pode contar?
 AV - A lingua é bem estranha aos nossos ouvidos, mas é facil encontrar quem fale ingles em qualquer lugar. O povo é muito gentil, acostumado com o turista. As pessoas facilitam a nossa vida. rs

Agora que você já sabe tudo sobre a Croácia, com essas dicas maravilhosas, é só pegar o mapa e começar a planejar a viagem! Muito obrigada à querida Anna Valéria, por nos responder com tanta atenção.




0 comentários:

Postar um comentário